quinta-feira, 2 de abril de 2009

feito "minino"



-Surto pré-adolescente aos 21.

Desde segunda-feira que o Siamese Dream (1993) de Smashing Pumpkins não dá trégua.
*Uma breve análise: Tecnicamente, o disco impressiona a qualquer um. A qualidade da gravação, a competência da banda, a criatividade de Corgan nos arranjos, são de uma perfeição assombrosa. Tudo se SOMA* e resulta num disco agradabilíssimo de se ouvir, desde o peso estrondoso de Silverfuck à balada orquestrada de Disarm.
Porém, não é esse o ponto onde quero chegar.
Vou seguir um trajeto diferente, dar uma derivada nessa curva técnica do disco e pegar um caminho tangente a ela. Algo mais pessoal.
Lá vai...
Todas as faixas desse disco causam uma sensação pré-adolescente demais (provavelmente por eu te-las ouvido lá pelos meus 14, 15 anos). Mayonese, Disarm, Silverfuck, Luna, Soma, Cherub Rock, são das "músicas mais pré-adolescentes do mundo" (cá estou eu a criar um novo paradigma musical). Acho que por eu ser muito saudosista nas coisas que escuto hoje (60's, 70's), quando coloco alguma vertente do rock mais nova (depois de muitos tropicalismos, dylans, claptons, zeppelins, coltranes, miltons, chicos e wonders) que remete ao que eu costumava ouvir em tempos antigos eu fico um pouco, vamos dizer que, "assustado", com todas essas guitarras distorcidas (que são "dilaceradas" ao invés de tocadas) e os "miados" e "grunhidos" vocais rasgados dos 90's. Esse meu "susto" é como se estivesse novamente ouvindo We Die Young de Alice in Chains ou Silverfuck de Smashing Pumpkins a 6 7 anos atrás pela primeira vez. Por sinal é uma ótima nostalgia. Me vem típicas lembranças, do tipo:
6ª série, voltando do Shopping depois de gazear a aula de Educação Física:
-Comprei um cd novo lá na "Aky Discos".
-Qual?
-Vitalogy de Pearl Jam.
-Iai?
-É o biiicho véio.
-Eita, leva para o aniversário de Fulano à noite.
-Ok, ah, e falando nisso, minha mãe disse que não vai levar dessa vez não, por causa do último capítulo da novela.
(...)
Pois bem, eu tenho uma penca de discos que me trazem uma nostalgia imensa.
*Top 5 Pérolas da Nostalgia Pré-adolescente:
.Pearl Jam - Vitalogy
.Smashing Pumpkins - Siamese Dream
.Alice In Chains - Facelift
.Blind Melon - Nico
.Incubus - S.C.I.E.N.C.E.

Mas enfim, como eu me conheço muito bem, eu sei que isso é só um surto...
e já já eu escuto um "tás feito menino é?", e volto às "garimpagens".

Nenhum comentário: