segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cowboy das Galáxias.

Sem sombras de dúvida Han Solo é o meu personagem favorito de Star Wars.

É o seguinte, aqui está um grande fã de "western movies". Todo aquele clima pesado do velho oeste, as paisagens exuberantes, os duelos mortais, tudo isso me deixa abestalhado ao assistir, desde "um John Wayne paspalhão" a um Spaghetti de 3 horas de Leone. Porém o que mais chama a minha atenção nesse gênero é a personalidade dos personagens, e Harrison Ford em Star Wars interpreta perfeitamente o, vamos dizer assim, "cowboy das galáxias".
A começar pelos acessórios. Han Solo dispensa todo o misticismo da Força, como ele mesmo fala no Episódio IV, "Já andei por todas as galáxias e não senti Força alguma", então o sabre de luz vai pro lixo e dá lugar a uma pistola, que está mais para um daqueles revolveres "six shooter" do século retrasado. E sem falar do coldre da pistola na perna e o coletezinho. Clássico.
Porém, a coisa mais característica do gênero em Han Solo é o seu "jeitão". Han é um mercenário, personagem sempre presente nos "western movies", um andarilho charlatão que possui um fiel companheiro, Chewbacca. Han só tem olhos para ele mesmo, e quase todas as vezes pondera todas as suas ações relativo ao quanto ele tem a ganhar com ela. Entretanto, como todo bom herói, Han tem uma lealdade inquestionável com seus companheiros (por mais que ele tente não demonstrar), como na cena final de "Uma Nova Esperança", na qual quando ninguém menos espera, ele volta e salva Luke. Isso é muito típico em qualquer western, vale lembrar a relação dos personagens de Blondie (Clint Eastwood) e Tuco no filme de Leone "The Good, The Bad and The Ugly". Outro ponto bastante característico é a coragem que Han Solo possui em qualquer batalha, seja contra um simples cobrador ou contra todo um exército do Império, é um descaso total com a morte. Clássico novamente.
E por último e não menos importante, talvez até a característica mais legal de Han, é a sua relação com as mulheres. Não importa se o alvo é uma Princesa, ele sempre vai soltar gracinhas cafajestes. E o melhor de tudo é que no final a princesa ficará caidinha por ele. Léia que o diga.
Enfim, Han Solo é fácilmente um dos personagens que mais gosto no cinema em geral. E acho que Harrison Ford gostou tanto do papel que quando foi fazer Indiana Jones, levou um pouco da alma de Han para o arqueólogo.

(...)
Eu gosto de férias por causa disso, ter tempo para assistir filme e escrever leseiras depois, numa segunda feira. É impagável.
E eu ainda treino o meu ofício de jornalista redator. Afinal de contas, não precisa mais de diploma, então caso a engenharia não dê certo eu posso até enveredar para esse caminho.
Crueldade.
(...)

Ah, e um último parêntese já que o post é sobre Star Wars. Hoje quando eu tava indo para o trabalho eu comprei um bonequinho de chumbo de Darth Vader numa banca de revistas aqui na esquina. Vou colocar ele no meu carro e batizá-lo de "THE DEATH STAR". Limpeza? hahaha.

Um comentário:

laís disse...

limpeza.
novidade: tô de férias! UH HU